sábado, 17 de março de 2018

Liga da Justiça Ano 1 - Parte 2





Aqui se inicia a 2° fase da equipe. Após salvar o mundo e se apresentarem oficialmente, a equipe vive uma crise de relações públicas (e privadas).
A edição 7 foca muita nas relações entre o Governo Americano e a Liga da Justiça, assim como na relação entres os integrantes da equipe.
A relação entre Batman e Lanterna Verde é bem engraçada e divertida. Achei bem natural nesse início e faz jus a essa rivalidade Batman/Lanternas que perdura desde que Guy Gardner Virou Lanterna Verde.
Por outro lado, O Governo Americano, como sempre, está metido em sua busca insana por controle e poder. Eles tentam usar o coronel Steve Trevor para esse fim. Como ele se recusa (provavelmente porque está caidinho pela Mulher-Maravilha), os Governantes tentam ameaça-lo usando a relação pessoal do Coronel com a Diana para persuadi-lo. Porém, eles falham após Steve argumentar que, a Liga da Justiça iria adorar fazer uma visita ao gabinete deles usando seus poderes (imagina os podres que alguém com visão de raios X iria descobrir heim?) - Boa soldadinho. Jogou bem.



O vilão da semana, ESPORO, é um vírus que acidentalmente infecta um cientista que o estudava. Com poderes mentais telepáticos, ele projeta criaturas orgânicas com presas para atacar suas vítimas; e logo sua Ex-mulher se torna um alvo.
A equipe consegue descobrir o endereço da cônjuge do vilão trabalhando em equipe e partem para salvar o dia. Aqui, percebemos como eles estão bem a vontade em maioria. Cyborg sendo um dos cérebros da equipe; Batman sendo o estrategista (pra mim ser líder é muito mais, mas fica pra outro post isso); Flash sendo o Policial bonzinho que quer apenas resolver a situação; Mulher-Maravilha sendo uma mulher de ação ( pergunta logo sobre as habilidades "físicas" do vilão para se preparar para o combate); Superman calado (confesso um pouco estranho, já que em teoria, a edição 7 já se passa no presente, após 5 anos da invasão de Darkside); Aquaman de mau humor (Haha) sendo o homem de ação aqui; E, por fim, o Lanterna verde sendo, bem, o Lanterna verde...(muito cara de pau, ego inflamado e tudo que um bom exibicionista é).
A revista  mostra como é a equipe em ação e como estão se desenvolvendo como super-heróis. Temos bons momentos nesta edição, como quando o Lanterna Verde fica preso no laço da Mulher-Maravilha (Hahhahaah) e o Aquaman diz a ele o quanto adora quando isso acontece (Não faça isso homem peixe haha);
Fica perceptível também, que Steve Trevor está realmente apaixonado pela Mulher-Maravilha, mas não tem nada "sério" com a Princesa. Ao que parece, ou ele quer manter sua relação em segredo ou ela não tá dando a mesma importância para o caso deles.



Na edição 8 somos apresentados ao Arqueiro verde e sua busca incessante por se tornar membro da equipe de Justiceiros.
Oliver persegue a equipe se metendo em várias enrascadas e buscando provar seu valor e utilidade para o grupo.
A equipe parece não está interessada nos dotes do Arqueiro, com exceção do Superman (Que como sempre, tende a acreditar nos outros acima de tudo).
A cada vilão preso e diálogos trocados o Arqueiro se sente frustrado por não conseguir atingir seu objetivo. Então, ao. Final da história ele é surpreendido por uma proposta do Governo Americano feita pelo Coronel Trevor - Leia-se Liga da Justiça da América.
Até aqui, Superman e Mulher-Maravilha ainda estão distantes e apenas trocam alguns olhares. Pouca interação direta.
Conforme a história avança fica evidente que o grupo passa por uma crise de confiança. Enquanto Batman trabalhava secretamente com o Superman ; Flash e Lanterna Verde faziam o mesmo, porém, o restante da equipe ficava excluída e muitos possuíam segredos não compartilhados.



O novo vilão da história, GRAVES, consegue colocar a equipe em conflito e põe seu plano em ação. Lanterna Verde (como sempre) questiona ao Superman do porque dele paira acima de todos o tempo todo, e que ninguém sabe muito sobre ele. Surpreendente, Cyborg mostra conhecer os segredos de todo mundo e solta um: " Ele está OBSERVANDO. É o que um repórter faz." - Seria esse o motivo do Superman ser tão calado nessa nova versão? Ele está o tempo todo no modo repórter? (Ninguém nunca se perguntou sobre isso quando reclamavam sobre esse não ser o Superman de "sempre" e tal - É uma possibilidade).
Claramente, Batman tem seu momento de ficar surpreso quando VICE STONE declara: " Se está em um computador, eu consigo ler." Levando o cavaleiro das trevas a focar de cara feia ( e provavelmente já pensando em arquivos manuais pra essa diligência).
Mulher-Maravilha fica muito abalada quando o vilão sequestra STEVE TREVOR e a irmã do Coronel, Tracy Trevor, a acusa de o colocar sempre em perigo. Frustrada com a situação, Diana resolve partir sozinha para encontrar seu e ex-companheiro e é parada pelo LANTERNA VERDE (sempre ele aiah). Hal tenta por um pouco de senso de equipe na Amazona, que não está pra conversa e ordena que ele a solte da sua bolha energética. O policial intergaláctico simplesmente diz "não" e toma o maior soco de todos os tempos da Guerreira furiosa! Rapidamente o público comenta que o Lanterna tomou uma sova da Mulher-Maravilha e é o suficiente pra inflamar o ego canastrão do Verdinho que parte pra cima da Amazona.
Rapidamente, Batman pede para Flash e Aquaman tirarem os civis do campo de batalha, que a rua havia se tornado, e Cyborgue percebe que tudo está sendo filmado para o mundo inteiro.
Superman resolve interferir e toma um chute clássico da Princesa pelo meio do rosto! what a fuck!! Que mulher!!
Finalmente os ânimos se acalmam, quando Batman pede pra Cyborg teleportar a Liga da Justiça dali.
Nutrido pela força dos ASURAS, entidades rejeitadas pelos deuses e expulsas do paraísos, DAVID GRAVES, que perdeu sua família durante a invasão de Darkside, agora nutre um grande poder espiritual e telepático, depois de fazer um pacto com as divindades. Ele acredita que  a Liga da justiça é a culpada por sua família perecer misteriosamente de doenças inexplicáveis após a guerra. Definhando igualmente, ele parte numa jornada em busca de poder e cura para reviver sua família e quebrar a liga da justiça.
GRAVES sequestra o coração da equipe, STEVE TREVOR, e destrói herói por herói usando seus próprios medos e mágoas passadas.  Superman vê seu pai ali tendo um ataque cardíaco; Batman seus pais sensos mortos; Lanterna Verde vê seu pai depois que o avião caiu matando-o; Flash vê seu pai preso por "matar" sua mãe; Cyborgue seu pai desprezando-o por toda sua vida; e finalmente Mulher-Maravilha vê seu ex-namorado sendo sequestrado, torturado e "morto"! Assim termina a edição 11.
Na edição final, nossos heróis contemplam seus medos no covil do vilão. Aqui já notamos uma preocupação do Superman com a Mulher-Maravilha enquanto era atacada. O vilão não era lá tão poderoso no sentido físico, mas seu objetivo principal havia sido concluído: Abalar a estrutura da Liga da Justiça gerando insegurança entres os membros. O vilão revela que o sequestro de STEVE TREVOR tinha como objetivo  atingir pessoalmente Diana, que segundo ele, seria a única que ainda não havia experimentado a dor humana perda. Apesar dos seus esforços, GRAVES não consegue cumprir parte de seu plano, já que TREVOR escapa e consegue libertar a Amazona de seu estado catatônico. No final a LIGA consegue deter o vilão, mas o estrago já estava feito. A confiança da equipe estava abalada.
Mulher-Maravilha encontra Steve Trevor no hospital e resolve se afastar dele após o incidente que quase custou sua vida.
Lanterna Verde então, resolve se sacrificar pelo grupo ao permitir ponham a culpa toda nele. Assim, Hal Jordan parte e deixa uma vaga disponível. Aquaman tenta assumir a liderança da equipe após Batman ter falhado. Segundo ele, Batman é um bom estrategista, mas um péssimo líder -  tenho de concordar com o peixinho dourado. Ser líder vai além disso.
Após esses acontecimentos Superman e Mulher-Maravilha se encontram sob o telhado da sede governamental dos EUA. Eles conversam sobre como as pessoas como eles, Super-heróis, são solitários e no fim acabam se beijando. Aqui temos o lado mais humano desses dois seres super poderosos. Vimos que, Diana pode ser uma Mulher forte e poderosa, mas até ela tem sentimentos e uma das necessidades mais humanas: A de ser relacionar com  outras pessoas. Vimos como ela sofre por isso; Clark a mesma coisa. Ele sempre precisou esconde quem ele era e se reprimiu por muito tempo. Precisou de uma identidade secreta para se aproximar e proteger que ele ama. E quando Diana pergunta se deu certo tudo isso ele responde:" eu não sei. Ainda estou me escondendo". Muitos criticaram o início da relação, mas faz todo sentido. Eles são "deuses" num mundo de homens que os desprezam e temem. É natural se sentir bem na presença um do outro. E outra, lembrem-se que o beijo se passa após 5 anos de flerte (que é quando a invasão de Darkside acontece). Nessa época Diana ainda estava com o Trevor e Superman (bem, ele tava com alguém?) Estava sozinho. Portanto, o beijo pode ter tido um viés comercial (afinal é uma empresa e precisa vender) mas que foi construído respeitando a narrativa, isso foi.
No final, vimos que Graves, o vilão vencido, fica sob posse do governo dos EUA, mais precisamente , Amanda Waller, e é obrigado a trabalhar para eles com objetivos claros de subjugação da LIGA DA JUSTIÇA - ou seja, o Governo ainda quer controlar a Equipe e vai jogar sujo se for preciso.
Assim se encerra o Ano 1 da Liga. Crise de confiança; Membros saindo; relacionamentos começando e  novos Vilões surgindo.



Mostra o quanto os heróis se sentem inseguros em relação ao que o mundo pensa deles.




2 comentários:

  1. Ajude a trazer para os cinemas o recebimento amoroso entre Superman e Mulher Maravilha assinando a petição https://www.change.org/p/warner-bros-entertainment-warner-needs-to-bring-to-the-movies-the-romance-and-love-between-wonder-woman-and-superman?recruiter=837429466&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

    ResponderExcluir