sábado, 8 de outubro de 2016

5 coisas ruins na Mulher-Maravilha clássica



Fala galera!Hoje vamos falar sobre 5 elementos da nossa Princesinha Amazona que eram ruins, mal desenvolvidos ou sem noção mesmo feito no passado não tão distante. Me acompanhem abaixo:

1 – Mitologia

Ou melhor, a falta dela. Desde que passei a acompanhar a personagem durantes os anos 90/2000 não me lembro desse aspecto ser explorado com maestria.  Esse universo mitológico nunca foi muito bem aproveitado antes dos Novos 52. As histórias pareciam querer seguir a linha do Superman (E outros Super-Heróis)  ao dar a Diana uma identidade secreta, um trabalho no mundo dos homens e uma vida humana, deixando a ilha paraíso e sua história praticamente de lado, priorizando  sempre a terra. E quando abordava a Mitologia era  de maneira muito superficial. A Mulher-Maravilha era uma super-heroína e não uma Guerreira Amazona.

2 – A origem

Partindo de uma concepção religiosa imitando a criação do homem provindo do barro a uma deusa nascida do barro. Não DC, uma semi-deusa poderosa, numa Mitologia onde todos os semi-deuses são filhos de deuses com deusas ou deuses com humanos é ua coisa totalmente sem noção. Nunca engoli essa história. Há quem goste, mas prefiro Diana como filha Do Poderoso Zeus e da Grande Rainha Hipólita. Traz muito mais drama e profundidade à personagem.

3 – Steeve Trevor

Sempre imaginei que a primeira vez que uma amazona visse um homem sua reação seria de risos misturada com curiosidade. Afinal, vinda de uma cultura tão feminista e forte o máximo que um simples mortal poderia lhe proporcionar seriam boas gargalhadas “Haha mas que Bando de fracotes!”
Mas eis que uma mulher forte e vinda de uma cultura guerreira se apaixona por um homem fraco (Existe algum homem que não seja fraco comparado a uma Amazona? Hahah!) e vão à guerra juntos...ah não DC, isso não faz sentido. A menos que ela fosse uma Amazona, criada por humanos ou algo do tipo. Mas não na cultura Amazona. Uma saída da ilha motivada por sacrifício ou curiosidade faz muito mais sentindo no contexto da cultura medieval dessas mulheres. Amor!?? Nãooooo...

4 –  Avião invisível

Tem coisa mais ridícula na Mitologia da Amazona? Não, sério. Me pergunto o que os caras tavam fumando quando decidiram por essa merda na Mitologia de uma personagem tão importante.
Alguns Dirão:

- lembre-se, ela não voava no início.

Certo, assim como o Superman também não. E nem por isso lhe deram uma avião de  cristais kryptonianos ou coisa parecida. E lembrando que mesmo após a personagem ganhar o poder de voo o avião continuou a ser usado por muito tempo, sendo abolido praticamente durante Novos 52.

5 – Coadjuvantes


Diferente do Superman e Batman que tinham ótimos coadjuvantes, a Mulher-Maravilha sempre teve um elenco de apoio muito fraco. Sem contar na rotatividade dos personagem que ficavam por um arco e depois sumiam. Steeve Trevor. Eta Candy são os mais conhecidos no elenco terrestre (e talvez por isso tenham deixado a amazona sem brilho por muito tempo) faltava investir mais em personagens de apoio ligado a origem mitológica da princesa e desenvolvê-los a ponto de criar empatia com o público. A falta de brilho da personagem era tão evidente que as últimas sagas (1985/2011) com a personagem foram quase irrisórias (O ataque das Amazonas?) E os destaques continuaram com o Homem de Aço e o Cavaleiro das Trevas. Até o Lanterna teve duas grandes sagas envolve o todo o universo DC e o Flash uma. Mas a Diana continuou apagada. As suas melhores histórias na minha opinião era; m fora da cronologia como O ESPÍRITO DA VERDADE e um ou outra dentro da cronologia como: Paraíso Perdido, Hiketéia, O círculo e o Ataque das Amazonas que eu curti bastante e funcionaram justamente por explorar o lado guerreiro da personagem. Outras, como League of One que tinha participação da Liga da Justiça League of One seguiram pelo mesmo caminho e funcionaram tão bem quanto as demais supracitadas. Seu retorno triunfal aconteceu visivelmente durante a fase dos Novos 52. É uma pena as sagas mega-eventos terem sido abolidas nesse período, seria espetacular ver uma saga Estilo A noite mais densa/FlashPoint com   contexto amazônico sendo explorado. Ah, sonho…



Bom, por hoje é só. Abraço a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário