quarta-feira, 20 de abril de 2016

Batman V Superman - A Origem da Justiça



Fala galerinha tudo beleza? Aqui estamos nós, Batman vs Superman...o que falar desse filme, no mínimo, polêmico?Foi bom? Atendeu sua expectativa? A crítica tinha razão? Bom, eu assisti o filme e vou dar minha opinião logo abaixo, se descordarem ou quiserem acrescentar algo, é só comentar.


Essa é a Mulher-Maravilha definitivamente!
Mulher-Maravilha – Apesar de aparecer pouco foi um dos destaques do filme. Seu uniforme estava perfeito. Gal Gadot estava linda, poderosa e muito confortável com o papel da personagem. Percebemos que Diana é uma guerreira nata, é perceptível sua alegria e vibração durante a batalha
.
A cena que Diana salva o Batman com seu escudo foi espetacular – Fez o público todo do cinema levantar e aplaudir de pé, uma cena maravilhosa de se ver!


Batman – Ben Aflleck foi até hoje a melhor caracterização de Batman nos Cinemas na minha opinião. Seu uniforme e movimentos estavam perfeitos. Pela 1º vez na vida curti um filme do Morcegão (Digo isso porque não sou fãs do Personagem, inclusive em O cavaleiro da trevas de 2008 eu gostei mais mesmo foi do CORINGA HAHAHA) mas deu prazer demais de ver esse Batman em ação.
Esse é o cara...
As cenas de combates então o que dizer? Estavam perfeitas.Ele bateu. Apanhou. Tomou tiros. Usou seus braceletes como defesa e tomou uma facada!! Era isso que faltava no Batman que eu sempre argumentei em vários fóruns de discussões na internet que os Fanboys nunca admitem: O Morcego é só um homem (tá tá tá bem treinado, detetive, artista marcial com mais de 127 estilos de luta, paranóico e blá blá blá) mas ele é só um homem e isso significa ter limitações.
Minha birra nas Hqs foi sempre essa, dificilmente ele golpeado por bandidos comuns, ainda que bem treinados.
Ele invade galpões com homens fortemente armados e luta contra todos sem tomar um único tiro ou facada; um absurdo! O filme pelo menos serviu pra mostrar esse lado mais humano do Cavaleiro das Trevas (que ao longo dos anos se tornou um deus-homem), que pra mim não é uma fraqueza e sim o brilho do personagem.

Superman – Foi o personagem que mais me decepcionou, mas talvez por esperar demais e criar expectativa. Achei que já séria o Herói experiente, focado e que acima de tudo que ama a humanidade por tê-lo acolhido quando ainda bebê. Não foi isso que o filme mostrou. Apesar de terem passado quase 2 anos, desde o incidente em Metropolis com o General Zod, percebemos que o Super continua inexperiente e focado apenas na sua vida com Lois – ainda que de vez em quando faça um salvamento aqui e outro ali.
Um dos motivos de eu nunca ter gostado da Lois é a forma que os roteiristas a tratam: Como se ela fosse o centro moral do Superman, o que, quem é fã do personagem sabe, não é verdade. Me fez lembrar de INJUSTICE, se a Lois morrer, adeus humanidade, teremos um ditador ranzinza que não tem um controle emocional suficiente para honrar uma pessoa que ele amava e que morreu.
Pra mim, se ele pensa dessa maneira, que o mundo dele é a Lois, e apenas importa-se com ela, então pra que por um uniforme e sair por ai ajudando? Outro exemplo absurdo foi quando a bomba explode e ele não faz nada e não demonstra nenhuma emoção pelas pessoas que morreram. (sei que ele argumenta que não estava prestando atenção, mas não demonstrou que ficou indignado após o evento, como por exemplo compaixão pelas vítimas, tipo aparecer na Tv e dar uma declaração ou quem sabe aparecer no enterro delas) Isso ficou muito forçado e sem sentido ao meu ver.
Esse "ainda" não é o cara...

Como o Synder está construindo o personagem ainda, então resolvi relevar essas falhas morais do Superman.
Por outro lado o Superman está mais ativo. Resolvendo logo a a situação sem muita conversa fiada – que sabemos na maioria das vezes não resolve nada contra Super-Vilões. Um amigo meu falou assim: “Cara eu adorei esse Superman, ele tá mais porradeiro e com menos blá blá.”
Bom, ele não é fã de hqs, então pelo menos para o público geral funcionou a forma como ele está sendo desenvolvido. É o que eu sempre digo: Quem assisti filmes não lê Hqs, por isso é importante deixar cada coisa no seu lugar. Mas vou esperar até um Homem de Aço 2 para chegar a uma conclusão sobre esse Superman dos Cinemas.


Lois - Como sempre há uma forçação de barra para ela aparecer mais do que devia (Como em Homem de Aço 2013). Até a “chave” ela se tornou, que ao que parece, é a sanidade do Superman, que sem ela, se tornará um Vilão ou coisa parecida segundos as “visões” de Bruce Wayne.
Não sei se é impressão minha, mas, ou o Henry Cavill e a Amy Adams não têm química como atores ou esse Clark Kent não me agradou em sua atuação. Não sei se é pelo fato de praticamente todo mundo próximo a ele saber sua identidade, e ele não precisar fingir em nada como estamos acostumados ou porque o Synder quis dar um ar diferente ao personagem mesmo.
Me pareceu um pouco estranho essa abordagem. Pode ter sido também pelo falta do triangulo amoroso Clark, Lois e Superman (a eterna novela que nunca acabava) que nunca existiu nesse universo do cinema e de certa forma era uma marca do personagem que acabava dando um destaque maior a Lois.
Ainda acho que o romance deles devia ter iniciado como um namoro em O Homem de Aço 2; Parece que a DC quer avançar a coisa rápido demais e se precipita em muitas coisas. Tipo: Num filme eles se beijam e no outro já estão morando juntos - The Flash. Podiam mostrar pelo menos alguns encontros, conversas e diálogos dos dois para a relação se tornar mais natural e aceitável – ficou muito obvio a vítima se apaixonar pelo seu deus salvador.
Esse cara está no caminho certo -
ou melhor: errado hehehe
Enfim, pode ser birra minha por nunca ter curtido a personagem, sempre preferi mais a Lana Hahaha, então por favor comentem o que acharam da Lois para eu não ser injusto com ela.

Lex Luthor – O personagem estava demais. Curti muito. Até porque é o início de tudo, então é
normal a descaracterização das Hqs de Vilão frio, calculista e maquiavélico. Talvez o próximo filme nos traga um Luthor menos esquizofrênico é mais sereno e diabólico. Adorei essa nova interpretação do Synder.


Batman Vs. Superman – O confronto foi bom, mas podia ter sido melhor; ou novamente eu que esperei demais, não sei. Eu pensava que o Luthor manipularia o Superman e o Batman para se enfrentarem com motivações fortes, mas quando os dois partem pra batalha superman claramente não qeria ferir Bruce. Este, por outro lado, parecia um louco psicótico que numa hora quer matar a todo custo sua vitíma e em outro desiste simplesmente pela menção de um nome - Dou um desconto porque foi o nome da mãe dele e trouxe lembranças fortes - mas a raiva dele era tanta que pensei que ele fosse enfiar a lança naquela hora.
Esperava um encontro mais ao estilo Liga da Justiça Novos 52...

Eu já esperava que o Batman fosse “vencer” desde o momento que o Superman desceu dos céus chuvosos de Gotham dialogando que precisava da ajuda dele. O ponto é que, Superman era muito inexperiente, do contrário não cairia no mesmo truque duas vezes (Granada de Kryptonita) de forma tão amadora. Ele claramente não sabe lutar, seus golpes são desorientados e por puro instinto. Batman por outro lado é um lutador experiente, bem treinado e estrategista. Tinha toda vantagem pra vencer e achei justo sua vitória.


Superman, Batman e Mulher-Maravilha vs. Apocalypse - A batalha foi muito foda! Pórem achei meio exagerado os “raios lasers” do Vilão (Não me lembro dess poder nas hqs) e o exagero do CGI em algumas cenas. O choque de braceletes da Diana me lembrou a magia de Zeus presa nos seus braceletes em sua nova origem, foi foda pra caralho! Batman ficou fora da batalha direta (vai, ele deu uns tirinhos com sua Batnave), afinal a luta estava fora do seu alcançe. Superman pela inexperiência não conseguia demosntrar imponência e confiança, mas estava forte e poderoso (não podemos esquecer também desorientado).
Esse cara me decepcionou...
Mulher-Maravilha deu um show e se percebia o quão poderosa e experiente ela era. O Açpocalypse ficou incompleto. Dava pra fazer melhor, Synder pecou nessa parte. Ele estava sendo golpeado e evoluindo, mas não chegou a o estágio final como nas Hqs que é foda pra caralho. Perderam a
oportunidade de fazer uma cena icônica( por falta de orçamento talvez?).
A cena da batalha final, que desencadeou a morte do Superman, não me convenceu. Não sei, talvez eu precise assistir o filme de novo, mas não me emocionei ( e tipo, foi meu personagem preferido morrendo e não senti empatia por ele hahaha até achei estranho) acho que se precipitaram em matar o Superman agora. Achei que deveiam primeiro fazer as pessoas se importarem com ele. Faltou cenas como aquela de Superman grandes Astros quando ele impede uma menina de se suícidar apenas com suas palavras, a cena é tocante demais e é isso que faltou a esse Superman (Ou melhor falta, porque como já falei é apenas o início e ainda há muito a desenvolver do personagem). Espero que sua morte não seja apenas para dar destaque ao Batman – que seria uma saída no minímo preguiçosa.

Enfim galera, eu achei o Filme Mediano, nota 7 de 10, pois como o início de tudo ainda há muito para se explorar e um universo inteiro a desenvolver. É apenas o segundo filme da franquia, não podemos esquecer.
Capitão América 3 pode até passar em bilheteria esse filme – afinal é a fase 3 da Marvel ( e é ainda quase um VINGADORES) que se tornou uma marca sólida e mundialmente aclamada. Mas o encontro dos dois maiores ícones da cultura pop se tornou um marco na memória de muitos fãs!


Obs: Infelizmente as críticas feitas por pessoas que não entendem do universo dos quadrinhos derrubou a bilheteria em muitos países (inclusive o próprio EUA) onde as pessoas levam muito isso em conta. O Synder arrebentou nas referências e realmente fez umfilme para fãs, porém é o que sempre digo e nunca reclamei, não se pode fazer um filme apenas para fãs. O filme deve ter uma formúla que agrade o público geral, afinal é o Sucesso $$$$$$ que garantirá novas produções não é verdade? E vocês o que acharam dessa superprodução?

2 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha em concordo em praticamente todos os pontos.

    Mulher Maravilha- Antes mesmo de lanças o filme já sabíamos que a participação dela seria mínima, então não fui com esperança de ver a todo momento. E até quem não gostou do filme elogiou muito a Gal, ela nasceu para ser a Maravilha, depois de todo sucesso no filme não tem como o filme dela flopar.

    Batman- Eu não sou muito fã dele assim como vc, mas a cena de ação dele foi uma das melhores coisas do filme. Da trilogia Nolan eu só gosto do primeiro filme, acho muito incrível o treinamento do Bruce e como ele começa a se tornar o Batman. Meu preferido sem dúvida.

    Superman- Uma coisa eu posso te dizer, o Henry Cavill pode até ter nascido para ser o Superman, mas ele não nasceu para ser Clark Kent, ele não tem o jeito do Clark em absolutamente nada.. Ser o Clark não é só ir lá e colocar um óculos, o Clark é como se fosse uma personalidade á parte do Superman, quase como alguém que sofre de personalidade múltipla rs'
    Eu gostei da forma imponente que o Superman passa, porém ao contrário de Man of Steel quando o Zod vai matar aqueles humanos, eu me emociono junto com ele, vc sente a dor do personagem, aquele é o Superman.
    Já em BvS ele parece se importar só com o bem estar da Lois e pronto, como vc disse, ele não demonstrou nenhuma emoção ou compaixão com as pessoas que morreram.

    Apocalypse: Quando vi os trailers eu fiquei de boa porque pensei, "Ah, n filme ele vai evoluir", mas não, evoluiu pouco e não, ele não solta raios lasers dos olhos nas hqs. Pelo menos, não até onde sei. Nesta parte eu sai decepcionada.

    Lex Luthor: Junto ao Alfred foi o lado cômico do filme, não por piadinhas sem graças, mas pelas ironias que eles soltavam.
    Sei que muita gente reclamou que não era o Lex que conhece, então sempre que eu posso indico a pessoa ler Superman - Origens secretas, porque assim como no filme, o Lex é jovem e bem psicótico e paranóico, até chegar no Lex que todos conhecemos. Nesta hq ele e o Super são amigos na adolescência.

    BvS- A luta durou muito pouco, deve dizer que o Superman foi muito burro, no caso da explosão ele disse que não estava atento, então vc espera que ele aprenda com os erros, na luta com o Batman, no primeiro gás de kryptonita solta, ele já deveria ficar esperto porque com certeza viria mais. Não vou nem entrar em detalhes porque para mim ficou óbvio que estavam dando total moral ao Batman, e depois de apanhar neste filme, Superman já não teve mais moral nenhuma para quem já não curtia o personagem, acho que o Snyder devera explorar o personagem e fazer ele ser amado, e não terminar de estragar a reputação do personagem, a luta não ficou nada equilibrada, Snyder disse que ambos fãs iam gostar, e não, não gostei do que fizeram com meu personagem assim como muitas pessoas.

    Lois Lane- Tenho nem o que falar, esperava que a participação dela fosse a última mais presente neste filme, mas como ela agora é a chave, infelizmente tenho que aguentar ela nos filmes da Liga tb.
    E ela não tem nenhuma química com o Henry, pronto falei. Muito forçado. da até desgosto assistir eles em BvS.
    Em Man of Steel eu até gosto dela.

    A morte do Superman, não vou negar que chorei, principalmente na parte que o Batman pega o corpo dele e da pra Lois e Diana segurar.
    Mas ele morreu muito rápido, não teve a emoção da hq. Foi um tanto decepcionante. Darei minha nota final quando ver a versão estendida, já que em 30 min cabe muita coisa.

    Mas pelo sonho realizado de ver a trindade no cinema, as cenas de ação do Batman e Maravilha, eu dou 8,5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. óla MIA! É verdade, a Gal foi muito elogiada e teve uma performasse excelente no filme.
      Batman do Nolan, o primeiro, que mostra o treinamento do Bruce foi muito legal também, mas gosto demais do Coringa e esse papel dele de agente do Caos.
      Superman foi muito prejudicado no geral. Cavill é um bom Super, mas péssimo homem. Aquilo não é Clark Kent nem a pau. Cadê o fingimento de repórter desastrado e tímido? Onde está o personagem que o Superman criou pra se manter em segredo? Até porque, apenas Lois do Planeta Diário sabe que ele é o Homem de Aço, as demais pessoas não.
      Apocalypse foi minha maior decepção sem dúvidas. Lex e Alfred foram realmente demais na medida de seus papeis de coadjuvantes. Lois e Clark que relação mais estranha, ainda prefiro nos quadrinhos, muito corrida e mal desenvolvida essa relação.
      Batman vs Superman foi sacanagem com o Azulão, mas eu já esperava. Se tornou comum na DC após os anos 80 tornar os personagens estúpidos e imbecis quando estão interagindo com o Morcegão. É preciso a todo momento lembrar que ele é o mais fodão, é o cara, o mais poderoso, o mais inteligente...mesmo sendo apenas um homem. Até já desisti, afinal ele vende mais e logo recebe mais atenção - mas não sou obrigado a gostar.
      A morte do Superman deveria ser mais trabalhada, como criar uma ligação com o público através da humanidade (salvamentos e diálogos com vítimas por exemplo) porque esse elo através da Lois falhou miseravelmente, que romance mais forçado hahahah.
      Quando a versão estendida sair faço outra análise pra comparar.
      Abraços!

      Excluir