sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Liga da Justiça - Critíca






Liga da Justiça foi uma decepção. Eu sei, pode ser controverso o que vou dizer, mas a verdade é que gostei do filme, mas me decepcionei. Afinal, era a Liga da Justiça, e sendo fã desde a infância, você naturalmente espera algo épico, grandioso e no mínimo MARCANTE num filme de estréia. E não encontrei nenhum dos 3 elementos presentes no filme.

Tudo, que começou com Batman vs Superman: A Origem da Justiça, lá atrás, foi desfeito em Liga da Justiça, que não parece de fato uma continuação, e sim um filme isolado.
O tom é outro (devia ter sido esse desde o início, mas sem as piadinhas infames e Narrativa corrida) e tem novos personagens a serem apresentados. O começo é similar a LJ dos Novos 52 (HQ que curto muito, diga-se de passagem) e apresenta o Morcegão em Gotham City caçando e investigando desaparecimentos e fenômenos misteriosos. O início da trama é até interessante e até intrigante - pena que se perde no caminho...

A ação é bem desenvolvida e na maioria das vezes bem feita. E, eu disse na maioria das vezes, porque algumas vezes se nota, claramente, o CG puro e nítido em tela - Zack Synder fez falta heim? As piadas forçadas e a narrativa corrida foram o ponto fraco do filme. Ah, e o vilão também - genérico demais.

Sobre o humor - ou as tentativas de humor - eram muitas vezes exageradas, e parecia uma imitação dos erros da Marvel ao querer fazer isso com todos os seus personagens, entretanto, o Flash (Ezra Miller) se encaixa perfeitamente como o alívio cômico; E, arrisco dizer que até o Aquaman funcionou bem com seu sarcasmo e jeitão mal humorado. Eles são  personagens novos que tem alguma introdução coerente, e que é possível ver uma consistência nas ações  deixando o público animado para um filme solo. Sou fã do Superman e da Mulher-Maravilha, mas quem brilhou mesmo foram esses dois na minha opinião e levaram minha preferência - e olha que critiquei bastante o Flash nos trailers da Liga. Mas vai, critiquei o uniforme, e ele continua horrível mesmo haha Ha!

Vamos a um resumo rápido da equipe e do que funcionou/não funcionou:

Ciborgue (Ray Fisher), foi um personagem razoável, seu traje estava horrível, um CG muito mal feito, mas seus dilemas deram uma certa profundidade ao personagem ou pelo menos um gancho pra se explorar um filme solo.

Aquaman (Jason Momoa), é pouco desenvolvido e bem básico em sua abordagem, mas funciona - provavelmente vão aprofundar seu desenvolvimento no filme solo, mais que justo. Mesmo assim ele rouba a cena muitas vezes e participa de momentos bem divertidos da trama - A parte que ele encosta no laço de Diana e declara umas verdades inconvenientes e constrangedoras e impagável.

Mulher-Maravilha - se destaca mais que o Batman, que parece meio deslocado e perdido algumas vezes ( Bem Afleck teve algum problema ao atuar? Nem parecia o mesmo de B v S). As suas cenas de ação são bem feitas e o uniforme está perfeito. Só não curto muito o cabelo, que mesmo após ação desenfreada continua lá no lugar, lindo e brilhoso sem nenhuma sujeirinha nele e no rosto…mas passa pela boa atuação da Gal, apesar de achar que ela está mais magrinha no filme.

Batman - Se mostrou muitas vezes um fardo a equipe, mas ao mesmo tempo isso foi algo bom, pois teve sua supervalorização de "fodão milagroso" diminuída a escala humana. Fica nítido que ele não tem um meio de resolver o problema sozinho com sua tecnologia e métodos individuais - Ele precisa do Superman e dos outros. A atuação de Ben Affleck foi abaixo do esperado e as piadas eram totalmente sem noção, com exceção de algumas ironias que cabiam no momento - como o "Qual seu poder?" - " Sou rico" - funcionou bem aqui.


Superman - teve sua "presença" registrada pela insegurança do mundo, a crise de violência instaladas nas ruas e a própria invasão que se dá a partir de sua morte, já que, em teoria (e de fato arrisco eu dizer) é o único que podia deter a invasão Alien do LOBO DA ESTEPE - inclusive ele faria isso sozinho sem exageros.
Sua relação com a Lois ainda é forçada e sem sal, mas pelo menos seu uniforme estava perfeito. Finalmente tivemos um azul é vermelhos vivos representando a glória do personagem. Saldo positivo aqui, e deu até vontade de assistir um Homem de Aço 2, apesar da perda de potencial do personagem, como por exemplo:

1 - Ter mais emoção em sua ressurreição - Porque tipo, ele ressuscitou e não teve emoção alguma…foi algo normal e devia ser um dos ápices do filme, já que a Warner estava mantendo ele fora dos holofotes como uma cartada na manga;

2 - Perderam a oportunidade de Tocar sua música clássica (Jonh Willians) em sua 1° aparição de uniforme ( perderam a chance de eternizar um momento e entrar pra história);

3 - Ter um elemento melodramático em seu retorno. Sua aparição poderia ter sido num momento mais decisivo, quando tudo fosse parecer perdido - porque não parecia não.

Mas nem tudo está perdido e pelo menos tivemos algo que serviu pra resgatar ou introduzir o Superman de fato no universo DC cinematográfico - antes tínhamos o Clark de uniforme apenas.

Lobo da Estepe - um CG fraco, uma motivação fraca e ações fraca…como sair algo bom disso? Alias as pessoas sabiam que a terra estava em perigo? Porque, sinceramente, não parecia. O filme não demonstra realmente o quão devastador pode ser o perigo que ameaça a existência da humanidade. Nesse aspecto falha miseravelmente.
Lobo da Estepe em nenhum momento demonstra toda sua força ou potencial e mesmo nas lutas em que aparece no passado, ele não soa como uma ameaça de verdade para aqueles heróis e sim um cara que tá lá pra cumprir tabela. Com tempo corrido e narrativa acelerada, o vilão parecia está lá só como pretexto mesmo para unir os heróis e o filme acontecer. Eu preferia o Darkside, mesmo que custasse queimar o vilão logo no primeiro filme, a DC tem outros vilões desse nível pra realocar mais pra frente. Além do mais, poderia ser uma boa oportunidade de Darkside perder a 1º batalha para os heróis e tramar sua vingança num filme futuro. Mas enfim, não dá pra chorar sobre o vilão utilizado…mas pelo menos Lobo da Estepe serve pra mostrar que os heróis funcionam juntos.


O filme não é um total fracasso, mas a Warner ainda tem muito de aprender sobre esses personagens e as emoções que eles despertam nos telespectadores.

Agora vamos a alguns pontos que curti nesse filme - Meu lado de fã falando:



1) Superman está de volta e seu poder e glória são demonstrados ao derrotar facilmente a JL inteira - porque ficou confuso após a ressurreição;
Dá pra perceber que ele luta com o Lobo da Estepe sem se sentir ameaçado diretamente. Foi um trabalho mediano para o Superman que mesmo não estando na maior parte do filme, não deixou de ser citado e admirado pelos futuros companheiros de equipe - Uma pena que a história e narrativa anteriores (MOS e BVS) não justifiquem esse sentimento de enaltecimento e admiração, mas dá pra pensar em algo alternativo.


2) "Você sangra?" Diz um Superman para o Batman enquanto o segurava no ar. Ah doce sabor da vingança…

3) A Mulher Maravilha foi a espinha dorsal da equipe. Lutou como uma guerreira (apesar de parecer fisicamente menor que no filme anterior) e segurou as pontas bem contra o Lobo da Estepe - Só não curto muito aquele poder de bater um bracelete no outro, ficou meio estranho sei lá haha

4) Batman foi meio forçado muitas vezes e bem utilizados em outras (como na cena inicial em Gotham com o parademonio).


5) Aquaman, Flash e Cyborg foram ótimos "coadjuvantes" considerando a sua primeira aparição ao vivo na telona.

Não curtir:

1) Lois sendo a pessoa a acalmar o Superman sendo a "chave" quando o laço da verdade seria um trocadilho muito melhor pra esse fim. SUPERMAN e VERDADE tem tudo a ver e faria muito mais sentido. A Lois foi muito clichê. Tá, e eu tô falando isso porque não gosto dela também hahahahah! Mas o meu argumento foi bom vai hehehe!

2) trazer o Superman de volta usando a caixa materna!? sério? Podiam ter pensado em outra coisa…

As imprecisões:

1) Não havia um Batman e Mulher-Maravilha - ainda bem…sai pra lá maldição Bruce Tim .... eram apenas companheiros de batalha - Mas nota-se que todos os homens da equipe são atraídos por ela, mas claramente ela não é por ninguém.

2) Batman não foi o centro do filme (ainda bem) e cada um teve sua cota de importância.



3) As amazonas ... não conseguem levantar um cavalo ... mas Diana pode levantar um tanque? Ficou estranho isso heim Synder…ou seria Whedon?


2) A Mera teve uma participação curta, mas impressionante. Tem potencial…

3.) Batman .... Sua culpa se transformou um pouco em obsessão pelo Superman, mas eu sei como seu "bromance" pode ser bem desenvolvido no futuro, então dá pra dar uma chance e esperar alguma coisa boa dessa relação meio forçada inicialmente…

Agora é esperar os próximos capítulos desse universo que está se formando. Se o tom for similar ao atual, com a seriedade de Batman V Superman já tá de bom tamanho, mas a narrativa ainda tem muito a evoluir. E você o que achou do filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário