segunda-feira, 1 de maio de 2017

Renascimento, Reboot e o Futuro!




Não fui (e não sou) um entusiasta do Rebhirt, e ainda agora, acredito que a DC deveria ter prezado pela evolução dos personagens gradativamente, ao invés, de ter manchado a cronologia atual (Bem organizada) resgatando o passado complexo e bagunçado dá mitologia anterior e misturando tudo com Watchmen.
Mas estive pensando por esses dias e cheguei a seguinte conclusão:
Com o retorno do Superman clássico e, de certa forma, a volta do mesmo status de antes - parece que mais de 20 anos explorando os mesmos elementos e se repetindo histórias não foram suficientes para explorar a Relação Lois/Clark/Superman, Superman/Luthor etc. - chegou o limite. Restam poucas opções para a DC daqui pra frente.
O Rebhirt, inclusive, já perde força e tem o mesmo número de vendas que os Novos 52 após 1 ano praticamente - Como eu disse, foi apenas uma euforia inicial de todo relançamento. Só houve uma pequena inversão: Antes a revista Action Comics vendia mais que a revista SUPERMAN, hoje, no Rebhirt, vende menos. Acredito que seja pelo fator Jon - Filho de Lois e Clark - que vem tendo mais destaque na revista SUPERMAN e consequentemente tem atraído mais a atenção dos leitores pela novidade.
No fim, o Renascimento serviu apenas pra dar aquele fôlego que toda editora precisa depois de um tempo (Vide a MARVEL que faz isso de 2 em 2 anos - O que é um desrespeito com os fãs na minha opinião).
A DC, caso venha a fazer um novo reboot futuramente, não vai poder repetir o mesma fórmula de novo, pois já está batida ( e não aguentamos mais por favor) e será obrigada a mostrar algo diferente ou possivelmente perderá leitores ( que estarão mais velhos e já sabem de có e salteado toda mitologia de seus heróis e vão clamar por novidades ( ao mesmo tempo que irão reclamar quando tiverem isso - Normal).
Assim a DC terá de decidir entre repetir a mesma fórmula desgasta e possivelmente perder vendas; Ou renovar a mitologia de seus personagens buscando novos fãs na tentativa de acertar. Dá pra fazer isso de duas formas:
Ou se reinicia e mostra-se tudo diferente (Novos 52?); ou dão sequência a história passando o legado adiante por exemplo.
Se optarem por continuar a história, então terão que mostrar a evolução dos personagens, inclusive a física. A Lois dando sinais de velhice e chegando ao fim de seu ciclo de vida.O Jon (Senão morrer ou algo do tipo) crescendo e assumindo seu lugar de direito como o novo Homem de Aço (ou um vilão como na fase dos Novos 52?) Ou algo parecido. A questão complica um pouco aqui, já que, pra Jon assumir o manto, seu pai precisa se aposentar de vez. Faria mais sentido.
Continuando: Terão de mostrar o Superman sofrendo e de luto após a morte natural de sua esposa, mas seguindo em frente, até porque a história de Homem do Amanhã está longe de ser mórbida como a do Batman - Sempre é sobre Esperança, Redenção e fé!
A ação do tempo tendo o mesmo efeito do lado dá Mulher Maravilha. Steve Trevor  encerrando sua passagem na terra; Diana seguindo em frente após o luto; O tempo deve passar e as coisas evoluírem de fato. Novos personagens surgindo e abrindo espaço pra explorar outras sagas, segmentos e relacionamentos.
Terão de mostrar o inevitável amor de Clark e Diana nascendo da amizade que eles nutrem um pelo outro ( tem amor melhor que o de melhores amigos?) e florescendo na Aurora de um nova era. Os dois constituindo família e se  casando - Duas vezes se possível: um na tradição ocidental a qual Clark foi criado e outro na tradição Amazona que Diana Cresceu - Com certeza esses dois valem; Vão ter de mostrar eles se adaptando a nova vida e estabelecendo uma rotina; Como eles vão conciliar a vida juntos em família com a de heróis? Vão continuar? Se aposentar?Como vão criar seus filhos sendo dois dos seres mais poderosos do planeta? Inclusive eles devem se tornar o pilar da nova geração de heróis - Poderíamos incluir o Bruce aqui, mas ele já estaria morto por sua limitação humana.
Dinâmica para esses dois é que não vai faltar; A fase dos Novos 52 mostrou isso. A Emoção, inocência, determinação e competitividade de Diana de um lado; A racionalidade, timidez, altruísmo e humanidade de Clark do outro. Foi tudo ótimo e perfeito? Não, e ainda bem. Perfeição não existe, existe satisfação, que de fato foi maior que a decepção.
Para mim a alvorada do universo DC está fadada a ser como no clássico do Reino do Amanhã, que foi, na minha opinião, a Melhor história de Super heróis de todos os tempos. Mas essa encerramento não precisa ser necessariamente um fim, mas um novo começo.
É esperar pra ver, mas como toda empresa que se preze, o caminho será ditado pela lucratividade e bom desempenho nos negócios.
Só o tempo pra mostrar como farão isso, mas os números atuais de vendas já mostra que hoje na Indústria de Quadrinhos de Super-heróis no máximo se mantém o que já se tem e não se conquista tantos novos fãs como se pretende. De fato, se criou uma expectativa de aumentar as vendas desse mercado devido aos filmes de Super-heróis crescentes dos últimos anos, mas a maioria das pessoas que não são fãs de HQs até procuram material dos personagens, porém dão preferência a SÉRIES e ANIMAÇÕES. Talvez isso venha a mudar um dia, mas vai levar tempo. Nós fãs do Casal Poder, por enquanto nos deliciamos com as Animações que não sofreram Reboot - Ainda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário