segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

5 elementos velhos, ruins ou mal utilizado no Superman Clássico



O Superman Clássico está de volta ao Universo DC moderno. Então, resolvi escrever sobre 5 elementos que são: ou velhos ou ruins ou mal utilizado no personagem ao longo do tempo
e graças a Deus a maioria não retornou junto com ele. Vamos a eles :


1 – Pega-Rapaz

Um penteado tosco e antiquado que deveria ficar preso no passado do personagem, mas acabou se tornando um elemento clássico
do personagem
O Pega-Rapaz, usado por algumas estrelas de época, fez sucesso no passado, mas hoje é totalmente estranho e incomum ver alguém (com exceção das mulheres) utilizando tal penteado. Confesso que foi uma sacada inteligente em referência ao famoso '"S" no peito do herói, e ficou como uma forma de padronizar o rosto do personagem, mas estamos no século 21 DC e esse penteado deixa – e muito - o rosto do Superman menos masculino e bastante Afeminado. Outro problema é que o cabelo do azulão estava sempre padronizado e não esvoaçava ao vento por exemplo, ficando praticamente intacto após batalhas e voos espetaculares. Normalmente a física só agia quando ele caia em oceanos e rios ou quando o vilão o pegava pelos cabelos. A DC exagerava nesse lance de perfeição viu, até o cabelo do cara era perfeito...Hahahahaha
Será que existia algum super-gel kryptoniano e não contaram pra gente?

2 – Uniforme


Essa demorou bastante pra mudar, mas enfim chegou. Meus amigos sempre achavam ridículo e zoavam bastante o personagem por isso. Como conheço a história do traje, sempre entendi sua origem e aquela extravagância toda, mas não deixava a situação menos ridícula - Pra dizer no mínimo. Se bem que a Martha fez o uniforme baseado nos próprios Kryptonianos que usavam seus trajes assim mesmo, com a cueca “por fora da calça” - E ainda diziam que Krypton era um planeta avançado...Sei...

3 – Poderes Demais, uso de menos


Se tem um personagem com um monte de poderes dos mais variados nos quadrinhos, esse alguém é o Superman. O cara pode fazer praticamente qualquer coisa. O poder que mais adoro é o Super-Sopro (E o sopro congelante, uma variação desse). Sempre achei demais quando o Superman enchia os pulmões e soprava como um furacão ou congelava seus inimigos como um senhor do gelo. Mas os roteiristas constantemente se esqueciam (ou faltava criatividade, vai saber) de usar tais poderes com inteligência, restringindo o Superman a: força bruta, voo e visão de calor - essa era a trindade clichê de poderes do herói. Se você pegar uma história do Superman, vai ter a visão de calor em 9 de cada 10 histórias que envolvem ação. 
É, Ainda bem que a DC não se chama “casa das ideias” não é mesmo...

4 – Estilo de Combate


Quem não gosta de um bom combate marcial? Com motivação, contexto e desenvolvimento? Não gosto do Batman, mas assisto suas animações só para vê-lo lutar. Acho fantástico como os roteiristas desenvolvem suas cenas de combate, apesar de muitas vezes ter forçação de barra em muitas delas. Superman é diferente. Ele luta usando sua experiência e poderes como tática de combates, certo? Bom, apesar de muita gente não saber o Superman também tem um estilo de luta “marcial” mista.
 Ele treinou com Mongul luta corpo-a-corpo, Boxe com o Pantera,que é um baita Pugilista, luta corpo a corpo com a Mulher-Maravilha que é outra excelente combatente no universo DC e vários outros estilos com o próprio Batman na Liga da Justiça; E sem contar que aprendeu duas artes marciais de Krypton através dos ensinamentos de seu Pai biológico Jor-El: 
Torquasm-Rao - Uma antiga técnica de meditação kryptoniano para fortalecer a mente, tornando-a mais resistente a ataques psíquicos por exemplo;
Torquasm-Vo - Uma antiga arte marcial de Krypton.
 Pouquíssimas aventuras retratavam esse lado do Azulão. Normalmente tínhamos combates grandiosos, com explosões ,troca de socos e poderes, mas dificilmente víamos o Superman usar essas técnicas de combate que aprendeu com seus anos de experiência e que o ajudaria tanto quando o herói perdesse seus poderes em uma batalha por exemplo. A DC deveria ter um manual oficial de cada personagem para os escritores estudarem antes de escreverem algo sobre o personagem. Talvez ajudasse a solucionar a falta de criatividade, pois às vezes parece que um roteirista copia o outro em tudo com medo da inovação..

5 - Superioridade Moral


A maioria das pessoas que não gostam do Superman, argumentam que ele é “perfeitinho” demais. Isso é verdade, em partes. Superman é um símbolo de esperança. Ele é um guia para orientar a Humanidade. Um anjo da guarda.Ele foi criado por dois dos seres humanos mais adoráveis que o ensinaram a ser o melhor que pudesse - só que ele superou esse melhor e se tornou perfeito. Nunca concordei com esse lance de perfeição, mas por um lado é verdade.
O Superman sempre está certo. Ele tem as palavras certas para diminuir a nossa aflição. É um líder natural que todos estão dispostos a seguir até o inferno se for preciso. E de tão puro e sincero que são seus pensamentos muitos membros da Liga da Justiça já admitiram ficar envergonhado perto dele. Ele nunca perde o controle a ponto de cometer erros, como socar um vilão de forma descontrolada e tirar um vida por exemplo. É um excelente filho, marido,cidadão e nunca mente. Como se identificar com isso?
A maior parte das vezes que o Superman sofre, não é por causa dele e sim pelos outros. Ele sofre por não poder ajudar as pessoas quando necessário. Ele é como um deus benevolente cuidando da humanidade, não é humano, pois já superou nossas falhas de caráter e moralidade. Então como o leitor novo pode se identificar com isso? Não é atoa que os anti-heróis estão entre os mais populares - e até os  heróis humanos também, como Batman e Homem-Aranha  - que são muito mais fáceis do leitor se identificar.
Pra curtir o Superman você precisa entender sua filosofia complexa. A forma que ele evoluiu a ponto de se tornar um ideal - e ideais são utópicos - e um símbolo de fé,bondade e esperança.
A solução proposta pelos Novos 52 ajudou bastante nesse aspecto de explorar as falhas do Herói, mas pecou no desenvolvimento do seu caráter a longo prazo. Quando as coisas estavam evoluindo eles resolveram reiniciar tudo mais uma vez. Esse é o tópico mais complexo, pois ao mesmo tempo que é uma coisa ruim - no sentido comercial e conquista de novos leitores - é uma marca do personagem, que tem muita força.


É isso pessoal, espero que tenham curtido. E vocês, o que gostavam ou não gostavam no Superman Clássico? 
Abraços e até a próxima!







Nenhum comentário:

Postar um comentário