quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

2016 - A Construção do universo DC



Um feliz 2016 a todos! Voltei, e vamos falar um pouco hoje sobre o universo da Editora das Lendas no cinema.
O universo DC está sendo construído: Homem de Aço, Batman V Superman, Lida da Justiça. Mulher-Maravilha, Esquadrão Suicida, Tropa dos Lanternas Verdes, Shazam, The Flash….nossa eu preciso estar vivo, Deus por favor….rsrsrsrs. É muita expectativa para uma pessoa só!
Marcados por um passado de erros (Superman – O retorno?) e acertos (Batman – O Cavaleiro das Trevas) a DC dessa vez conseguiu iniciar com o pé direito no cinema e acertou a mão com O Homem de Aço. O Filme foi um sucesso para o ponta pé inicial fazendo cerca de 650 mil dólares (Homem de Ferro 1 fez 400 Mil) e trazendo o Azulão para o século XXI. O Longa cumpri o prometido: Um Superman moderno, atualizado,inexperiente e inseguro; Que não conhece seus limites e erra (Acabando com a perfeição que todo mundo reclamava que de fato existiu por um tempo e variou de acordo com quem o escrevia).
Não foi o Superman que queríamos, mas foi o que precisávamos. Passado a euforia inicial, a Warner resolve lançar a continuação introduzindo o Batman e a Mulher Maravilha. A trindade estará formada. Confesso que esperava um filme solo do Batman e da Mulher-Maravilha antes para só então termos um Liga da Justiça. Porém analisando a proposto da DC um Batman ser apresentado num filme junto com o Superman faz todo o sentido.
Um filme solo do Morcego acabaria deixando mais para frente a explicação do que ocorreu em Metropolis e muitas perguntas em aberto. Veríamos o Cavaleiro das Trevas agindo e dependendo do ocorrido ficaria a pergunta no ar: Onde está o Superman? Não existem heróis ainda? Ficaria essa lacuna aberta. A menos é claro que o filme explorasse o passado (onde ainda não existia um Azulão) e não tivesse qualquer relação com o HDA (Homem de Aço). Mas faria bem mais sentido ter lançado o Batman primeiro, já que HDA cumpre a função de ponta pé inicial (E nada mais justo, afinal o Super foi o 1º personagem da DC).
Pelo lado da nossa Princesa Amazona eu entendo a Warner (Mas o trailer lançado recentemente foi foda - demais!). O fracasso recorrente nos últimos anos com filmes solos de Heroínas deixou o estúdio cauteloso, o que é normal, afinal são investidores e os filmes são produtos que tem custos para serem produzidos. Introduzir ela em um Block Buster com seus dois maiores personagens é uma atitude inteligente e já deu muito certo em relação a resposta do público nos trailers. Sem contar que a Warner também quer se beneficiar do efeito pós Vingadores (Homem-Formiga que o diga), nesse caso pós Liga da Justiça para com seus outros personagens, isso é apenas estratégia, não é nova, mas funciona – caso o Filme da Liga seja um sucesso.
Alguns boatos (E eu espero que o sejam) do possível uso excessivo do Batman no Universo DC me deixou meio com o pé atrás. Assim como nas HQS a DC força demais com o Bats (Eu sei que ele é o personagem que mais vende produtos de Super-Heróis e blá blá blá, mas as vezes é bom dar uma variada) assim como MARVEL/FOX as vezes faz com o Wolverine. Contudo acho legal o Batman aparecer em alguns filmes solos de heróis, como no da Amazona por exemplo. Se observarmos bem o Morcego apesar de ser muito inteligente é só um homem, ele não pode fazer muita coisa em confrontos diretos, principalmente contra Ares, logo teremos um Batman mais detetive. Então ele observa, analisa, investiga e no final recruta Diana e os outros para Liga.
Agora imaginemos se fosse o Superman. Ele teria de ajudar Diana no filme (Afinal e isso que ele faz como herói) e caso resolvesse partir para ajudá-la os vilões não durariam 5 min com ele e a Amazona no campo de batalha (A menos que tivessem outros deuses na batalha pra equilibrar). Fora que o Superman acabaria ofuscando a Mulher-Maravilha o que não seria justo, afinal é o filme solo dela e teríamos de mudar o nome do Filme para SUPERMAN/MULHER-MARAVILHA )Eita sonho).

Concluindo a Warner está indo bem em sua formulá sem copiar muito a Marvel e seguindo outros caminhos, é torcer para dar certo e o Universo DC se expandir, ainda há muita coisa boa pra ser explorada – Aves de Rapina, Titãs, Legião dos Super-Heróis, Patrulha do Destino, Questão, Arqueiro Verde, Supergirl, e ,muitos outros! Vida longa ao universo DC e que venha logo Março de 2016...guenta coração!!


2 comentários:

  1. A Warner está indo bem.. Soltando um monte de coisas interessantes e empolgantes para os fãs ^------^
    Só espero não me decepcionar com BvS e nem com Esquadrão Suicida, quero muito que esse universo dê certo!
    Estou doida para ver o filme da Mulher Maravilha, aquele teaser que soltaram foi lindo d+ hahaha Tá tudo muito bem feito, a ambientação, os figurinos, os efeitos... E o filme nem mesmo está pronto XD
    Ótimo texto ^---^ Vamos torcer pela DC nos cinemas, que venha BvS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dora, é verdade, a Warner está nos encantando com essas maravilhas (Teasers) frequentemente. Espero não me desapontar com B V S também, estou apostando muito nesse filme e pra DC dá certo tem de funcionar. Esquadrão Suicida é outro, que a meu ver, levará os vilões de outra maneira a o espectador e tem tudo pra dar certo, é ficar na torcida agora!

      Excluir